Projeto T2Ti ERP 2.0 - FAQ

T2Ti ERP
O objetivo dessa página é responder as várias perguntas que são feitas a respeito do Projeto T2Ti ERP.

Leia as perguntas e respostas com atenção. Se ainda restar alguma dúvida sobre o treinamento, entre em contato com a T2Ti através do Formulário de Contato.

Índice de Perguntas

Clique na pergunta para ver sua respectiva resposta:
Como vai funcionar o Projeto T2Ti ERP? Qual o valor das parcelas?
Quanto tempo vai durar o treinamento?
Quanto é o valor total do treinamento?
Como realizarei o pagamento?
Eu posso apenas adquirir as vídeo aulas sem pagar mensalidade?
Por que não são respondidas perguntas sobre requisitos no ambiente de suporte de um módulo?
Onde postar dúvidas sobre a integração de dados entre Frente de Caixa e Retaguarda?
Qual o requisito para comprar os vídeos com 50% de desconto?
Por que a T2Ti não deixou apenas um Provimento de Conteúdo como fez na primeira versão do treinamento?
Quantos DVDs de vídeo aulas serão lançados?
Quando começa o treinamento Projeto T2Ti ERP 2.0?
Eu posso me inscrever depois do dia 01/01/2014?
Se eu começar o treinamento em julho de 2014, porque tenho que pagar as mensalidades anteriores?
Eu posso fazer esse treinamento sem ter participado do 1º ciclo do Projeto?
Em quais linguagens será desenvolvido o ERP?
Eu preciso aprender as quatro linguagens então? Desenvolver nas quatro?
Eu vou desenvolver alguma coisa?
Quais os pré-requisitos para participar do treinamento?
Qual é a licença do ERP?
Qual a medologia de desenvolvimento adotada?
Eu não compreendo as regras de negócio de um ERP. Como vou aprender isso?
Haverá algum tipo de aula presencial?
Terei certificado no final do treinamento?
Onde fica a T2Ti?
Eu já vi o escopo do ERP, mas o que realmente será construído em cada módulo?
Qual a diferença do Projeto T2Ti ERP 1.0 para o 2.0?
Estou tentando comprar o DVD mas não está com o desconto. Por que?
Eu posso cancelar o treinamento ou trocar por outra linguagem?

Como vai funcionar o Projeto T2Ti ERP? Qual o valor das parcelas?

O treinamento será dividido em três partes distintas:

Parte 1 - Requisitos e Documentação
Essa parte será feita no Ambiente EAD da seguinte forma:
  • Cada módulo do ERP vira um tópico no ambiente EAD (Provimento de Conteúdo).
  • Outros tópicos específicos serão abertos: metodologia de desenvolvimento, por exemplo.
  • Cada tópico terá vários recursos: PDFs, Planilhas, Links, Vídeos, etc, com o objetivo de conceituar o módulo do ERP (requisitos/regras de negócio).
  • Cada tópico terá um ou mais fóruns de discussão. O objetivo é que o Participante possa participar da discussão prévia antes do desenvolvimento do módulo do ERP ou que possa modificar ou aprimorar um módulo construído durante o primeiro ciclo.
  • Os módulos já desenvolvidos durante o primeiro ciclo terão seus requisitos levantados ao mesmo tempo logo no início do segundo ciclo.
  • Essa parte do treinamento será considerada um serviço de Provimento de Conteúdo e será cobrada uma mensalidade no valor de R$ 20,00 para se ter acesso a esse serviço. Haverá um Provimento de Conteúdo para a Retaguarda e outro específico para a Frente de Caixa onde também será cobrada uma mensalidade de R$ 20,00.

Parte 2 - Vídeo Aulas
Essa parte será desenvolvida pela T2Ti da seguinte forma:
  • Um módulo do ERP pode gerar um ou mais DVDs com vídeo aulas.
  • O desenvolvimento do módulo será mostrado durante a vídeo aula. O código fonte daquele módulo será disponibilizado no DVD e também num repositório SVN.
  • As vídeos aulas não são passo a passo. Somente o que for considerado como essencial para o aprendizado será desenvolvido passo a passo.
  • Não serão deixados To-Dos no código, mas é possível que alguns exercícios de fixação fiquem a cargo do Participante para aprimorar o aprendizado.
  • As vídeo aulas de Java, Delphi, C# e Lazarus serão lançadas em DVDs diferentes, visto que o ERP será feito por completo nas quatro linguagens.
  • O Participante que estiver com todas as mensalidades pagas em dia no Provimento de Conteúdo do EAD (Parte 1) terá um desconto de 50% na aquisição das vídeo aulas que forem lançadas.
  • O pagamento de mensalidades atrasadas para ter o benefício do desconto de 50% na compra dos vídeos não dá direito ao acesso ao Provimento do Conteúdo. Para ter acesso ao Provimento de Conteúdo é necessário pagar a mensalidade do mês corrente. Para ter direito ao desconto de 50% na compra dos vídeos é necessário que todas as mensalidades estejam pagas, mesmo para aquelas pessoas que entram no treinamento após o seu início.

Parte 3 - Suporte
Essa parte será feita no Ambiente EAD da seguinte forma:
  • Existirão ambientes de suporte específicos para os DVDs lançados.
  • O Participante só terá acesso ao suporte referente à vídeo aula lançada se adquirir o DVD correspondente.
  • Fica garantido o suporte gratuito para todas as vídeo aulas até 3 meses após a finalização do projeto.
  • O ambiente de suporte deve ser utilizado para tirar dúvidas técnicas da linguagem em questão referente ao módulo comprado. Toda e qualquer dúvida relacionada a requisitos deve ser postada no Provimento de Conteúdo.

Quanto tempo vai durar o treinamento?

A estimativa é que o treinamento Projeto T2Ti ERP 2.0 dure 24 meses. É possível que o treinamento se estenda por um período maior do que o estimado.

Quanto é o valor total do treinamento?

O treinamento é dinâmico, com conteúdo sendo produzido para quatro linguagens. Muitas vezes um conteúdo é lançado de acordo com a necessidade do momento, de modo que não temos como dizer o valor exato do treinamento. Tome como base o valor total do T2Ti ERP 1.0.

Os módulos disponíveis e respectivos valores estão listados neste link.

Como realizarei o pagamento?

Deve-se acessar a Área de Participante para acompanhar os seus pagamentos mensais e também os pagamentos referentes à aquisição de vídeo aulas.

Eu posso apenas adquirir as vídeo aulas sem pagar mensalidade?

Sim, mas não é recomendado. Neste caso você deverá pagar o valor total da vídeo aula, perdendo o desconto de 50%. Além disso, não terá acesso aos requisitos do módulo que se encontram no Provimento de Conteúdo. Não serão respondidas perguntas sobre requisitos no ambiente de suporte da vídeo aula.

Por que não são respondidas perguntas sobre requisitos no ambiente de suporte? Se eu comprar o DVD de Ponto Eletrônico e tiver uma dúvida conceitual sobre uma tabela do banco de dados, não poderei tirar essa dúvida no ambiente de suporte desse DVD?

Como o ERP é feito em quatro linguagens, não é viável tratar de requisitos nos ambientes de suporte. Dessa forma, toda e qualquer questão relacionada a requisitos deverá ser postada no Provimento de Conteúdo. Portanto, se uma dúvida conceitual for postada no ambiente de suporte ao DVD ela será ignorada ou apagada.

Pelo que entendi existem dois Provimentos de Conteúdo: um para a Retaguarda e outro para a Frente de Caixa. E se eu tiver uma dúvida sobre a integração de dados entre Frente de Caixa e Retaguarda, onde deverei postá-la?

Está correto, são dois Provimentos de Conteúdo: um para a Retaguarda e outro para a Frente de Caixa. Toda e qualquer questão que envolva a Frente de Caixa deve ser postada no Provimento de Conteúdo da Frente de Caixa.

Qual o requisito para comprar os vídeos com 50% de desconto?

Se todas as mensalidades do Provimento de Conteúdo da Retaguarda estiverem pagas você terá direito ao desconto de 50% nos módulos da retaguarda.

Se todas as mensalidades do Provimento de Conteúdo da Frente de Caixa estiverem pagas você terá direito ao desconto de 50% nos módulos da frente de caixa.

Por que a T2Ti não deixou apenas um Provimento de Conteúdo como fez na primeira versão do treinamento?

Porque percebemos que alguns colegas tem interesse apenas na Frente de Caixa, enquanto outros estão querendo aprender a desenvolver apenas a Retaguarda. Dessa forma, separamos os Provimentos de Conteúdo para organizar melhor o treinamento. Além disso, a Frente de Caixa tende a ser uma aplicação com características diferentes dos módulos da retaguarda, merecendo um Provimento de Conteúdo exclusivo.

Quantos DVDs de vídeo aulas serão lançados?

É comum que cada módulo tenha pelo menos um DVD. Pode ocorrer de um módulo ter mais do que um DVD, como é o caso da NF-e, que contém DVDs com vídeo aulas específicas tratando das tecnologias empregadas no Projeto NF-e.

No caso da Frente de Caixa, estaremos trabalhando com três projetos distintos: PAF-ECF + TEF, SAT e NFC-e. Portanto, teremos vários DVDs de vídeo aulas lançados para a Frente de Caixa.

Quando começa o treinamento Projeto T2Ti ERP 2.0?

No dia 01 de janeiro de 2014.

Eu posso me inscrever depois do dia 01/01/2014?

Sim. Você pode se inscrever no treinamento a qualquer tempo, sem restrição, pois o mesmo é auto-instrucional. No entanto, para ter desconto na compra dos DVDs com vídeo aulas, deverá pagar todas as mensalidades do Provimento de Conteúdo, iniciando com a parcela de janeiro de 2014.

Eu não vejo sentido nisso. Se eu começar o treinamento em julho de 2014, porque tenho que pagar as mensalidades anteriores?

Para acessar o Provimento de Conteúdo basta pagar a parcela do mês corrente.

Para ter desconto na aquisição dos vídeos é necessário que todas as parcelas estejam pagas.

Os colegas que estão no treinamento desde o início pagaram essas mensalidades para terem acesso ao desconto de 50% e não seria justo você entrar meses depois e ter acesso ao mesmo desconto sem pagar as mensalidades.

Eu percebi que essa é a segunda versão do treinamento. Eu posso fazer esse treinamento sem ter participado do primeiro?

Sim, sem problemas. Para fazer uma analogia, é como se você estivesse chegando numa equipe de desenvolvimento que está entrando num novo ciclo de desenvolvimento de um sistema existente, mas que irá levantar novamente todos os requisitos.
Aqueles que já fazem parte da equipe conhecem o sistema e terão mais facilidade. Você que está chegando demorará um pouco até pegar o ritmo, mas logo logo estará pronto para o desenvolvimento assim como os demais.

Assim também ocorre com o treinamento. Aqueles que fizeram parte do primeiro ciclo terão mais facilidade. Mas como todos os requisitos serão novamente levantados não haverá problemas para quem está chegando agora na versão 2.0.

Em quais linguagens será desenvolvido o ERP?

Java, Delphi, C# e Lazarus.

Eu preciso aprender as quatro linguagens então? Desenvolver nas quatro?

Não. Você vai aprender os requisitos, que são independentes de linguagem e depois adquirir os DVDs da linguagem que vai trabalhar.

Eu vou desenvolver alguma coisa?

Sim. A Equipe T2Ti vai desenvolver o ERP para o treinamento e você deverá desenvolver o seu próprio ERP para colocar em produção nos seus clientes com base no que está sendo feito para o treinamento.

Quais os pré-requisitos para participar do treinamento?

Para aprender as regras de negócios do ERP nenhum conhecimento prévio é necessário.
Para desenvolver o ERP nas linguagens propostas será necessário conhecimentos avançados da linguagem.

Qual é a licença do ERP?

MIT.

Qual a medologia de desenvolvimento adotada?

A Equipe T2Ti adota uma metologia ágil de desenvolvimento: uma adaptação de SCRUM+XP. Explicações no EAD no documento: MDS - Metodologia de Desenvolvimento de Sistemas do T2Ti ERP.

Eu não compreendo as regras de negócio de um ERP. Como vou aprender isso?

Durante a fase de requisitos, no Provimento de Conteúdo.
Deve-se ler o material lá postado e dar atenção às discussões realizadas, se possível participando das mesmas.

Haverá algum tipo de aula presencial?

Não. Tudo é feito a distância.

Terei certificado no final do treinamento?

Sim. A T2Ti fornecerá um certificado de participação a pedido do participante. Será cobrada uma taxa para confecção e envio do certificado.

Onde fica a T2Ti?

A T2Ti é uma empresa de treinamento a distância com sede em Brasília-DF.

Eu já vi o escopo do ERP, mas o que realmente será construído em cada módulo?

Leia os Artigos T2Ti que estão disponíveis na página principal do projeto. Eles darão uma visão sobre o que será construído. Mas apenas participando do projeto é que você saberá o que será feito, podendo inclusive influenciar na construção dos módulos.

Estou tentando comprar o DVD mas não está com o desconto. Por que?

  • 1º Passo - Acesse o Portal do Cliente e click no respectivo link da área de participante.
  • Portal do Cliente


  • 2º Passo - Verifique se todas as parcelas de Provimento de Conteúdo estão com a situação "Pago"
  • Portal do Cliente


  • 3º Passo - Click no respectivo botão "Comprar"
  • Portal do Cliente

Eu posso cancelar o treinamento ou trocar por outra linguagem?

O Participante paga mensalmente pelo Provimento de Conteúdo, para ter acesso aos requisitos do T2Ti ERP, e adquire as vídeo aulas que desejar. Ao adquirir o DVD, terá acesso ao respectivo ambiente de suporte e fontes.
Desta forma não existem cancelamentos, trocas ou devoluções.
CopyRight 2007 - 2017 by T2Ti.com
T2TI TECNOLOGIA DA INFORMACAO LTDA
CNPJ: 10.793.118/0001-78 - Insc. Est. (CF/DF): 07.519.904/001-14
Brasília - DF
Ver Telefone

Valid XHTML 1.0 Transitional

Valid CSS Level 2!