Projeto T2Ti ERP 2.0

Projeto T2Ti ERP 2.0
O Projeto T2Ti ERP consiste de um treinamento onde a Equipe T2Ti ensina aos Participantes a desenvolver um ERP Genérico, cujo escopo está definido e explicado logo abaixo. No final do treinamento cada Participante tem aprendido os passos para o desenvolvimento de um ERP. Essa página se refere à segunda versão do treinamento.

Leia com atenção todo o conteúdo e no final da página, antes de realizar a inscrição, acesse a página secundária com a FAQ contendo perguntas e respostas esclarecedoras.

T2Ti ERP 2.0 - Escopo



Bloco Administrativo

O Bloco Administrativo é formado por cinco módulos:

Bloco Comercial

O Bloco Comercial é formado por dez módulos:

Bloco Financeiro

O Bloco Financeiro é formado por sete módulos:
  • Contas a Pagar
  • Contas a Receber
  • Controle de Caixa e Bancos
  • Tesouraria
  • Fluxo de Caixa
  • Conciliação Bancária
  • EDI Bancário - CNAB/Febraban
Clique aqui e leia o Artigo T2Ti sobre o Bloco Financeiro

Bloco Contábil e Fiscal

O Bloco Contábil e Fiscal é formado por oito módulos:

Bloco Recursos Humanos

O Bloco Recursos Humanos é formado por três módulos:

Bloco Suprimentos

O Bloco Suprimentos é formado por seis módulos:

Funcionamento do Treinamento

O treinamento é dividido em três partes distintas:

Parte 1 - Ambiente EAD - Provimento de Conteúdo


O Moodle é utilizado como ambiente EAD. A Equipe T2Ti fornece o serviço de Provimento de Conteúdo com as seguintes características:
  • Cada módulo do ERP vira um tópico no ambiente EAD.
  • Outros tópicos específicos são abertos: metodologia de desenvolvimento, por exemplo.
  • Cada tópico tem vários recursos: PDFs, planilhas, links, vídeos, etc, com o objetivo de conceituar o módulo do ERP (requisitos/regras de negócio).
  • Cada tópico tem um ou mais fóruns de discussão.
Originalmente o Participante precisava pagar R$ 20,00 para ter acesso ao serviço de provimento de conteúdo. Esse pagamento não é mais necessário.


Antes de realizar a compra de algum módulo avulso, verifique se é melhor comprar o pacote completo do ERP. Realize o Login no site, inscreva-se no treinamento T2Ti ERP 2.0, acesse o Portal do Cliente e selecione a opção: Comprar Pacote T2Ti ERP 2.0.

Nessa página você verá algumas informações relacionadas ao pagamento de parcelas. Não precisa mais pagar parcelas ou mensalidades. Compre o pacote completo do ERP ao invés disso.

Clique aqui para acessar o ambiente EAD

Parte 2 - Vídeo Aulas


A Equipe T2Ti desenvolveu vídeo aulas específicas para os módulos do ERP.
  • O desenvolvimento do módulo é mostrado durante a vídeo aula. O código fonte daquele módulo é disponibilizado no DVD e também num repositório SVN.
  • O que for considerado como essencial para o aprendizado é desenvolvido passo a passo durante a vídeo aula.
  • Não são deixados To-Dos no código, mas é possível que alguns exercícios de fixação fiquem a cargo do Participante para aprimorar o aprendizado.


Parte 3 - Ambiente EAD - Suporte aos Vídeos


O Moodle também é utilizado para fornecer suporte para cada DVD com vídeo aulas que é lançado.
  • Existem ambientes de suporte específicos para os DVDs lançados.
  • O Participante só tem acesso ao suporte referente à vídeo aula lançada se adquirir o DVD correspondente.
  • Fica garantido o suporte gratuito para todas as vídeo aulas até 3 meses após a finalização do projeto.
  • O ambiente de suporte deve ser utilizado para tirar dúvidas técnicas da linguagem em questão referente ao módulo comprado. Toda e qualquer dúvida relacionada a requisitos deve ser postada no Provimento de Conteúdo.
Clique aqui para acessar o ambiente EAD

Detalhes Importantes


Metodologia de Desenvolvimento


A Equipe T2Ti utiliza uma mescla de XP+SCRUM para desenvolver o projeto. Alguns artefatos UML também são desenvolvidos, como diagrama de classes, diagrama de sequencia e casos de uso.

Tecnologias Utilizadas

  • O ERP é desenvolvido em quatro linguagens: Java, Delphi, C# e Lazarus.
  • No Java o ERP é feito de duas forma diferentes: como uma aplicação RIA usando o OpenSwing (NetBeans) e como uma aplicação Web usando JSF (Eclipse).
  • Para o Delphi é utilizada a versão XE5 com uso do DataSnap.
  • Para o C# é utilizado o Visual Studio Express.
  • Para o Lazarus é utilizada a versão estável mais recente disponível no início do treinamento.
  • Banco de dados: A Equipe T2Ti utiliza como padrão o Postgre para fazer a retaguarda e o Firebird para fazer a Frente de Caixa. Mas o sistema deve ser feito de tal maneira que o usuário possa escolher outros bancos de dados para trabalhar.

Forma de Desenvolvimento Java RIA

O ERP Java RIA é desenvolvido em duas e três camadas. O usuário baixa a camada de visão para sua máquina através do Java Web Start. Sempre que o usuário entrar na aplicação existe a possibilidade de a mesma verificar se existem atualizações. No lado do servidor a aplicação deverá ser instalada em um Servidor de Aplicações ou em um Web Container, como o Apache Tomcat. O banco de dados poderá residir na mesma máquina do servidor de aplicações ou em outro servidor específico para o banco de dados.

Forma de Desenvolvimento Java Web


O ERP Java Web é feito com JSF como tecnologia base e frameworks auxiliares que são apresentados aos Participantes durante o treinamento. Como uma aplicação Web, tudo o que o usuário vai precisar é de um browser para usar o ERP.

Forma de Desenvolvimento Delphi


O ERP Delphi é desenvolvido em duas e três camadas. O usuário baixa a camada de visão para sua máquina e se conecta ao servidor de aplicaçoes DataSnap, onde estarão armazenadas as classes de negócio. O banco de dados poderá residir na mesma máquina do servidor de aplicações ou em outro servidor específico para o SGBD.

O acesso aos dados é feito por padrão com um ORM próprio (T2Ti ORM). Para acessar os bancos de dados utilizamos DBExpress, Firedac e Zeos. Além disso, mostraremos como utilizar um ORM comercial disponível no mercado.

é também necessário desenvolver parte da aplicação com tecnologia Web (Loja Virtual). A tecnologia Web para o Delphi é apresentada no decorrer do treinamento.

Forma de Desenvolvimento C#

O ERP C# é desenvolvido em duas e três camadas. O usuário baixa a camada de visão para sua máquina (Smart Client) e se conecta ao servidor de aplicaçoes, onde estarão armazenadas as classes de negócio. O banco de dados poderá residir na mesma máquina do servidor de aplicações ou em outro servidor específico para o banco de dados.

Para o servidor utilizamos WCF. Os módulos do tipo SIT (Sistemas de Informação Transacional ) são feitos no lado do cliente com WPF. Os módulos gerenciais e estratégicos (SIG e SAD) são feitos com tecnologias Web, que são apresentadas no decorrer do treinamento.

Forma de Desenvolvimento Lazarus


O ERP Lazarus é desenvolvido em duas e três camadas. O usuário baixa a camada de visão para sua máquina e se conecta ao servidor de aplicaçoes, onde estarão armazenadas as classes de negócio. O banco de dados poderá residir na mesma máquina do servidor de aplicações ou em outro servidor específico para o SGBD.

O acesso aos dados é feito por padrão com um ORM próprio (T2Ti ORM). Para acessar os bancos de dados utilizamos o Zeos.

Aplicações Móveis (Mobile)


Em todas as linguagens temos alguns módulos desenvolvidos para dispositivos móveis com as tecnologias disponíveis para cada linguagem.

Inscrição


Antes de efetuar a inscrição acesse a página de Perguntas Frequentes (FAQ)

Preencha o campo abaixo com o e-mail que é utilizado durante todo o treinamento. Após clicar no botão, você é direcionado para a página de inscrição. Após a inscrição você receberá um e-mail com as instruções para acessar a Área de Participante. Calcule a compra do pacote no portal do cliente antes de comprar qualquer módulo avulso do T2Ti ERP 2.0.